O núcleo 3, coordenado pela professora Glória Franco, tem como objetivo o sequenciamento de várias amostras de espécies coletadas em ambientes diferentes, muitas delas caracterizadas como novas espécies. A ideia é sequenciar o genoma como um todo, montar o genoma em seus cromossomos originais e fazer a anotação dos genes existentes. Com a anotação dos genes é possível fazer a comparação com leveduras já existentes, cujos genomas estão disponíveis em bancos de dados públicos, identificando o que diferenciam as novas espécies ou novos representantes de espécies coletados no Brasil, que os tornam diferentes e interessantes a serem explorados do ponto de vista biotecnológico. Aqui também será avaliada a expressão de genes dessas leveduras que serão cultivadas em diferentes condições. Esse estudo se baseia nos transcritos ou nos RNAs derivados de genes presentes nos genomas das leveduras, mas que só se expressam em determinadas condições.
Será avaliado como elas respondem a condições de diferentes temperaturas, de cultivo, e essa análise, ao nível do RNA, nos dará ideia de como esses genes podem ser induzidos, em determinadas condições, quando se quer explorar a expressão das proteínas de interesse derivadas desses genomas. Além do sequenciamento genoma iremos fazer o sequenciamento transcriptoma, que são as expressões gênicas para depois selecionarmos genes que poderiam ser futuramente clonados em vetores de expressão e produzido proteínas recombinantes de interesse biotecnológico.
O núcleo 3 conta com os seguintes laboratórios associados:
- Laboratório de Genética Bioquímica – ICB/UFMG
Laboratório de Ecologia Animal e Genômica Ambiental – UFSB - Laboratório de Biologia Molecular e Biotecnologia de Leveduras – UFSC
- Laboratório de Engenharia Metabólica e Bioprocessos – Unicamp
- Laboratório de Biotecnologia Molecular
NESTA PÁGINA
- NOVAS LEVEDURAS
- SERVIÇOS
- PROCESSOS