Sediado no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, o INCT Leveduras foi implementado em 22 de dezembro de 2022 a partir da chamada nº 58/2022 do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.
MISSÃO
linha do
tempo
12/12/2023 – Lançamento da Página no Linkedin
12/12/2023 – 1000 seguidores no Instagram
23/10/2023 – Primeira reunião geral oficial
19/09/2023 – Descoberta de 4 novas leveduras
17/05/2023 – Primeira saída a campo
15/05/2023 – Lançamento do perfil no Instagram
07/04/2023 – Primeiro artigo publicado
02/01/2023 – Início das atividades
22/12/2022
CNPQ publica lista final dos novos INCT
REDE DE
PESQUISA
O INCT Leveduras tem à frente os professores Carlos Rosa, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, e Andreas Gombert, da Escola de Engenharia da Unicamp. Eles fazem o gerenciamento geral do projeto, avaliando o progresso de cada etapa e de cada grupo de pesquisa por meio de encontros e indicadores de qualidade.
Responsável pela gestão financeira, o Comitê Gestor estabelece o cronograma orçamentário, que inclui as despesas com capital e custeio, a partir do cronograma de execução dos objetivos.
Junto com a Coordenação, compõem o Comitê Gestor os seguintes cientistas:
Boris U.Stambuk – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Luciano G. Fietto – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Marco A. Z. Ayub – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FRGS)
Melissa F. Landell – Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Silvio S. da Silva – Universidade de São Paulo (USP)
conheça os pesquisadores
NÚCLEOS DE
PESQUISA
Núcleo de estudos da biodiversidade de leveduras
É aqui onde tudo começa! O núcleo 1, coordenado pelos professores Carlos Rosa e Melissa Landell, tem por objetivo caracterizar e descrever a diversidade de leveduras em ecossistemas brasileiros, além de realizar estudos genômicos, fisiológicos e biotecnológicos.
Núcleo para caracterização genética e fisiológica
Núcleo de ômicas e bioinformática
Núcleo de inovações biotecnológicas
Onde a “magia” acontece! O núcleo 4 é coordenado pelos professores Silvio Silvério da Silva e Marco Antônio Ayub e tem como objetivo desenvolver a Tecnologia de Bioprocessos, isto é, levar as linhagens de leveduras isoladas pelo Núcleo 1 do nosso INCT aos biorreatores. Isso mesmo! Em nossos laboratórios, as leveduras são investigadas quanto às suas capacidades de produzirem biomoléculas com potencial de aplicação na sociedade, seja como insumos para a indústria, tais como bioetanol, enzimas, proteínas funcionais, entre outras, seja como potenciais novos medicamentos. É neste núcleo que desenvolvemos a etapa intermediária entre a bancada acadêmica e a planta industrial.